top of page
Curitiba_panorama_recorte_edited.jpg

O QUE É O PDUI

O QUE E

O Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) é um instrumento de planejamento urbano e regional exigido pelo Estatuto da Metrópole (Lei Federal nº 13.089/2015) para as Regiões Metropolitanas (RMs). 

 

Seu objetivo é orientar o desenvolvimento e a governança interfederativa das RMs, promovendo a integração de políticas públicas e gestão das dinâmicas dos municípios pertencentes a essas Regiões.

 

Esse planejamento é norteado pelas Funções Públicas de Interesse Comum (FPICs), que são atividades e serviços que não podem ser realizados isoladamente pelos municípios, ou que causam impacto nos demais integrantes da RM quando executadas internamente à um município.

 

Para a elaboração do PDUI, são realizados diversos estudos e análises técnicos que, somados às contribuições da sociedade civil, resultam em um documento que estabelece diretrizes para o futuro da Região.

 

Todo o processo é orientado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas. No caso específico da RMC, outra referência que embasa os trabalhos do PDUI é a Política Estadual de Desenvolvimento Urbano e Regional do Paraná (PDUR), que contribui para o ordenamento metropolitano.

O PDUI-RMC
 

PDUI-RMC

O Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) é uma realização do Governo do Estado do Paraná, por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP), autarquia vinculada à Secretaria das Cidades (SECID).

Em outubro de 2022, iniciou-se o processo licitatório para a contratação de serviço especializado para elaboração do PDUI-RMC. Em março de 2023, foi anunciado o Consórcio vencedor da Concorrência n.º 03/2022/COMEC – 169/2022/GMS, formado pelas empresas URBTEC™ e Technum.

Os trabalhos envolvem profissionais de diferentes especialidades e representantes dos 29 municípios da RMC, de entidades organizadas e da sociedade civil. Além disso, toda a população é convidada a participar por meio dos eventos públicos e pelos canais de contribuição continuada.

FASES

FASES DO PDUI-RMC

Esquema gráfico das seis fases do PDUI RMC com destaque da atual fase 2

O PDUI - RMC é dividido em seis fases de desenvolvimento:

01

FASE 

Plano de Trabalho e Mobilização

Mobilização dos diversos atores para a realização dos trabalhos, com a definição de metodologias e cronogramas de atividades a serem realizadas em todas as etapas do PDUI-RMC.

Produtos 

P1 - Mobilização e Plano de Trabalho

Relatório de Atividades 01

FPICs

AS FPICs:

as FPICs

Os estudos para o PDUI e o desenvolvimento da RMC devem ser guiados pelas Funções Públicas de Interesse Comum (FPICs) — definidas pelo Estatuto da Metrópole como “política pública ou ação nela inserida cuja realização por parte de um Município, isoladamente, seja inviável ou cause impacto em Municípios limítrofes”.  Ou seja, são assuntos compartilhados por mais de um município que demandam esforços de integração. Para as discussões do PDUI-RMC, serão abordadas, primordialmente, cinco FPICs:

Esquema gráfico das cinco funções públicas de interesse comum, sendo essas: planejamento territorial e uso do solo; mobilidade; habitação de interesse social; meio ambiente e recursos hídricos; desenvolvimento social e econômico.

Saiba mais sobre as FPICs:

FPIC 1

Planejamento Territorial e

Uso do Solo 

Trata da ocupação do território, a fim de melhorar a harmonia entre os usos dos espaços públicos e privados. A partir das análises de como a sociedade se organiza nas cidades, busca-se diminuir conflitos e potencializar a integração espacial.

A RMC

A REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA

A atual configuração da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) compreende 29 municípios: Curitiba, Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Contenda, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Lapa, Mandirituba, Piên, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Rio Branco do Sul, Rio Negro, São José dos Pinhais, Quitandinha, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.

HISTÓRICO DA RMC

A RMC foi instituída em 1973 pela Lei Complementar Federal n.º 14, inicialmente com 14 municípios. No ano seguinte, a Lei Estadual n.º 6.517/1974 criou a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC), para orientar, controlar e coordenar o desenvolvimento metropolitano.

O primeiro Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) da RMC foi desenvolvido em 1978 pela COMEC. Um novo PDI foi entregue em 2002 e atualizado em 2006. Com a promulgação do Estatuto da Metrópole em 2015, tornou-se obrigatória a organização das Regiões Metropolitanas (RMs) em um modelo de governança interfederativa e a elaboração de Planos de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), contemplando estratégias para o futuro das Regiões.

PARTICIPE

Como posso participar do PDUI?

A participação de toda a população é fundamental para a elaboração do PDUI-RMC. Para isso, são promovidas diferentes oportunidades de participação popular para a sociedade civil, como audiências públicas e oficinas. Nesses eventos participativos, a sociedade poderá apreciar os conteúdos técnicos e manifestar contribuições como críticas, dúvidas e sugestões.

Além da participação nos eventos, a população pode contribuir a qualquer momento com o PDUI-RMC por meio do formulário  ou encaminhando um e-mail para o endereço: contato@pduirmc.com.br

Mapa Interativo
bottom of page