Propostas para a Região Metropolitana de Curitiba serão discutidas em audiência pública
- Matheus Carneiro
- 9 de set.
- 2 min de leitura
A terceira audiência pública do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado irá abordar as diretrizes e propostas para o futuro da Região Metropolitana de Curitiba

O Governo do Estado do Paraná, por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos (Amep), promove em 24 de setembro a terceira audiência pública do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O evento será realizado das 19h às 22h no auditório do Centro de Formação de Profissionais da Educação de Pinhais (CENFORPE), localizado na Av. Iraí, n.º 696, em Planta Bairro Weissópolis, em Pinhais (PR).
Nesta oportunidade, os participantes irão conhecer as diretrizes e propostas elaboradas na terceira fase do PDUI-RMC para orientar o desenvolvimento metropolitano. Os moradores dos demais 28 municípios da Região poderão participar por meio dos Centros de Acompanhamento Municipal (CAMs) ou pela transmissão da audiência pelo canal da AMEP no YouTube.
O conteúdo que será apresentado é resultado de um extenso processo de análises técnicas e de contribuições da população nas duas fases anteriores. As soluções abrangem as temáticas de desenvolvimento social e econômico; mobilidade; meio ambiente e recursos hídricos; planejamento territorial e uso do solo; e habitação de interesse social. Todos os documentos estão disponíveis para consulta pública no site do PDUI, onde é possível enviar contribuições a qualquer momento.
TERCEIRA AUDIÊNCIA PÚBLICA
O evento se iniciará às 19h, com a abertura institucional pelas autoridades presentes. Em seguida, as equipes da Amep e do Consórcio PDUI-RMC Sustentável realizarão a apresentação técnica e conduzirão a participação popular. Após a exposição do conteúdo, os participantes na sede e nos CAMs poderão se manifestar, contribuindo com a validação das propostas apresentadas.
O evento conclui a fase 3 do PDUI-RMC, dedicada à formulação das diretrizes, programas e ações que orientarão o desenvolvimento metropolitano pelos próximos anos. As etapas seguintes incluem a revisão do recorte territorial da RMC e a formulação de processos e instrumentos para a institucionalização e governança do Plano, que será encaminhado à Assembleia Legislativa.
A presença da sociedade civil é fundamental para a pactuação das diretrizes e propostas do PDUI-RMC, cumprindo com os princípios da participação social e gestão democrática previstos no Estatuto da Metrópole (Lei Federal nº 13.089/2015).
Serviço:
Data: 24 de setembro de 2025 (quarta-feira)
Horário: 19h às 22h
Local: Auditório do Centro de Formação de Profissionais da Educação de Pinhais (CENFORPE)
Endereço: Av. Iraí, n.º 696, Planta Bairro Weissópolis, Pinhais (PR)
Transmissão: Canal da AMEP no YouTube
Mais informações: www.pduirmc.com.br
*Os endereços dos CAMs serão divulgados no site do Plano.
Comentários